terça-feira, 30 de agosto de 2011

Machu Pichu

Um dos pratos preferidos dos clientes do Cayena é o Machu-Pichu: lombo de peixe fresco do dia com crosta de quinoa acompanhado de risoto de pupunha e alho poró e deliciosa geléia de limão-cravo e capim santo. O nome Machu-Pichu foi dado a este prato porque a quinoa era a base da alimentação no império Inca, e ficou conhecida como grão sagrado. Grão originário da Bolívia, a quinoa tem alto poder nutritivo, e além da grande quantidade de vitaminas e minerais, é bastante rica em fibras.
Aos poucos ela começa a fazer parte do cardápio dos brasileiros, que buscam os benefícios desse alimento. Rico em ferro, fósforo, cálcio, vitaminas B1, B2 e B3, a quinoa possui também vitaminas C e E, embora em menores quantidades.

A combinação de um peixe macio com uma crosta crocante e saborosa de quinoa, junto com um risoto de pupunha e alho poró, é maravilhosa, mas o que torna o prato mais do que especial é o toque genial de uma geleia cítrica feita de limão-cravo e capim santo, que confere um tom refrescante e harmoniza todos os sabores!!!

Não é a toa que ele é um dos pratos mais pedidos no Cayena Bistrô!

domingo, 28 de agosto de 2011

XIV Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes


Um dos maiores eventos de cultura e gastronomia do país, o festival trás grandes nomes da gastronomia e das artes. Ideal para quem gosta de degustar as novidades e também aprimorar suas técnicas, através dos cursos oferecidos por chefs como Alex Atala (Um dos chefs mais prestigiados do país e dono do famoso D.O.M - nº 1 do Brasil e nº 7 do mundo), Paco Roncero (considerado o máximo representante da cozinha de vanguarda madrilenha) , Roberto Cerea (comanda o restaurante Da Vittorio tri-estrelado no guia Michelin), entre outros.
A chef Manuella Delatorre aproveitou a oportunidade para assistir aos cursos e degustar o que há de mais novo na gastronomia, sempre com interesse no aprimoramento de suas técnicas e do cardápio do Cayena Bistrô, deixando-o cada vez mais refinado e atualizado!
Para quem quiser saber mais sobre o evento, acesse o site e confira as programações: http://www.culturaegastronomia.com.br/

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A arte da gastronomia é fazer de cada prato uma obra de arte!

Esta frase, com que as pessoas se deparam ao entrar no Cayena Bistrô, sintetiza uma nova proposta no universo da gastronomia de Campinas.
 Numa charmosa e aconchegante casa do Cambuí, a arte está no ambiente acolhedor, marcado pelos detalhes cuidadosos, como uma ampla cozinha envidraçada que permite aos clientes assistirem a preparação dos pratos.
 E o espaço se alonga por salas graciosamente decoradas – na mandala de grãos e especiarias, na cascata vertical de funis em meio ao verde, que canta aos ouvidos. Floreiras, elementos provençais, a horta onde são colhidos os temperos utilizados nos pratos - tudo foi feito para que o cliente possa comer bem, experimentar sabores novos e sentir-se à vontade.
 A chef Manuella Delatorre define sua cozinha como contemporânea, trabalhando com produtos sazonais e com um cardápio de estação, com pratos ricamente elaborados em cores e sabores. Seu cardápio apresenta influências latinas, mediterrâneas e brasileiras, obtidas através de sua pós-graduação em St. Pol de Mar - Barcelona - Espanha e de sua passagem por restaurantes consagrados como o D.O.M de Alex Atala, onde atuou na área de eventos.
A intenção do Cayena Bistrô é atrair quem gosta de passar tempo em torno de uma mesa, comendo e bebericando ao lado dos amigos. "Nossa proposta é o slow food", define a chef Manuella, que não hesita em utilizar o que há de mais avançado em gastronomia em prol do sabor e do prazer.
 O bistrô promete surpreender todos os sentidos e despertar novas sensações, cheiros, cores e sabores com o requintado toque da cozinha contemporânea, através de pratos baseados na culinária mediterrânea e brasileira.
 Cayena Bistrô - uma verdadeira explosão de prazer!