domingo, 25 de setembro de 2011

NASI GORENG

Aproveitando o post anterior sobre a paella, falaremos hoje sobre outro prato que utiliza o arroz como ingrediente, o Nasi Goreng,  prato nacional da Indonésia. Nasi goreng  significa "arroz Frito".  Leva arroz do dia anterior, alho, pimenta, cebola, chalota, uma pasta que descreverei abaixo, purê de tomate, kecap (molho de soja asiático), arroz camargue, vagens, carne (cordeiro, peru, frango) ou peixe ou frutos do mar, cebolinha, ovo frito, e uma guarnição de pepino e tomate. A pasta do nasi goreng é assim: pimenta cayena seca, macadâmia, noz moscada, capim limão, gengibre, alho, galangal (que é parecido com gengibre), curcuma, coentro, açucar de palmeira, pasta de camarão, suco de limão e óleo, tudo amassado no pilão.
Como a paella, este prato tem muitas variações por se tratar de uma criação popular. O  Nasi Goreng  aproveita o arroz amanhecido, os legumes e as carnes que sobraram e estão ocupando a geladeira! 
Mais um prato para dar "asas à imaginação!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Origem e História da Paella
Quando saíam de madrugada para o trabalho, nos séculos 16 e 17, os camponeses da região de Valência, na Espanha, levavam azeite, arroz, sal e uma panela redonda, ampla e rasa, com alças, a que davam o nome de “paella” – e não “paellera”, como dizem alguns atualmente. Ainda de manhã, capturavam um coelho ou pato selvagem, caracóis nativos e colhiam legumes da estação.




Ao meio-dia, reuniam-se em torno do fogo e iniciavam o ritual do almoço. Era um momento de sociabilidade e congratulação. Na “paella”, utensílio derivado de “patella”, a bandeja usada pelos romanos nos rituais de fecundação da terra, colocava-se azeite, carnes, vagens, águas, favas, sal, caracóis, açafrão e arroz. Só mais tarde acrescentaram o tomate, ingrediente originário da América, que chegou à Espanha após a viagem pioneira de Cristóvão Colombo, e o frango, nobre a caro demais para os padrões rurais da época.
Existe uma variante da “paella” com massa, a “fideuà”. O nome vem de “fideo”, que em espanhol significa aletria, macarrão. No poro de Gandia, em Valência, conta-se que a “fideuà” surgiu acidentalmente. Os pescadores usaram massa porque não tinha arroz para juntar aos ingredientes.


domingo, 18 de setembro de 2011

A VOLTA AO MUNDO PELA GASTRONOMIA

Para proporcionar ao público uma verdadeira viagem gastronômica por sabores tradicionais e exóticos da culinária internacional, o Cayena Bistrô, realiza, todas as segundas-feiras, de 10 de Outubro a 14 de novembro, o curso "A Volta ao Mundo pela Gastronomia" com nossa chef Manuella Delatorre. Nossa primeira parada será a Espanha. Seguiremos viagem visitando outros países como Brasil, França,  Itália e duas regiões - Sudoeste Asiático e Oriente Médio. Em cada parada,  os nossos "gourmets" aprenderão a fazer uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.  Também será ensinado um drink de cada país/local. Após cada aula haverá degustação dos pratos, drinks e vinhos de cada país. Os participantes receberão uma apostila com informações sobre a cultura gastronômica, "dicas" de onde encontrar os produtos, utensílios, temperos e especiarias de cada prato, bem como as receitas de cada país.


Maiores Informações:  ww.cayenabistro.com.br/  

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CARTÃO FIDELIDADE CAYENA


À partir do dia 14 de Setembro, todos os clientes que almoçarem no Cayena Bistrô receberão o cartão fidelidade Cayena. A cada 10 almoços pagos, o cliente Cayena ganhará um almoço! Aproveite!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Javali Cozido em Baixa Temperatura

Este prato foi a criação da Chef Manuella para o Festival Gastronômico de Campinas, onde o tema era 100 anos de Itália no Brasil.
Com o intuito de fugir dos clássicos pratos de massa, a Chef optou por uma carne de caça muito consumida na Itália, o Javali - cozido em baixa temperatura e servido com molho de frutas do bosque, polenta italiana cremosa e mini legumes. O prato fez tanto sucesso que foi colocado no cardápio do Cayena Bistrô a pedido dos nossos clientes.
O javali é temperado com especiarias: cravo, canela e anis estrelado a fim de suavizar o gosto forte da carne,   harmonizando o sabor marcante do javali com o doce molho de frutas do bosque. A polenta leva um pouco de queijo e manteiga que combina perfeitamente com o sabor da carne de caça. O visual é de encher os olhos e o sabor de elevar o espírito... uma verdadeira explosão de prazer!

Drinks Cayena!!!

Refresque seu final de semana com os deliciosos drinks do Cayena Bistrô!
Não deixe de experimentar o Mojito - Um clássico coquetel cubano a base de rum branco e hortelã. Feito também na versão Cayena, onde ele é adoçado com geleia de capim santo.


Deliciosamente Refrescante!!!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Caipiréias

Aproveite o final de semana para conhecer nossas caipiréias - caipirinhas adoçadas com geléias artesanais!!!